Qual o papel do franqueado e do franqueador? - YES! Idiomas

BLOG YES!

Conteúdo exclusivos para te ensinar ainda mais sobre os idiomas inglês e espanhol.

Qual o papel do franqueado e do franqueador?

Você sabe qual é o papel do franqueado e do franqueador?

O papel do franqueado e do franqueador precisa estar bem claro antes de se investir em uma franquia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias está em pleno crescimento e já atingiu o faturamento anual da ordem de R$180 bilhões. Por isso, muitos investidores têm se voltado para este mercado. Porém, para evitar futuros conflitos e arrependimentos é preciso conhecer bem o papel do franqueado e da franqueadora da rede desejada.

Suas funções e responsabilidades podem variar de acordo com a rede, contudo, abaixo, você encontrará os principais pontos de cada um.

Mas se você ainda não conhece o que é franquia, confira nosso artigo que relata tudo o que precisa saber sobre esse modelo de negócio.

O PAPEL DO FRANQUEADOR

O franqueador é um empresário que expandiu o seu negócio para o sistema de franchising. Entre suas responsabilidades estão:

Desenvolver e testar o conceito do negócio: para que a empresa se estabeleça no modelo de franquias, o franqueador precisará desenvolver e testar processos e conceitos que funcionarão para todas as unidades, garantindo a integridade da marca.

Estabelecer as regras do negócio: o franqueador deverá estabelecer as regras que todo franqueado deverá cumprir para que todas as partes garantam uma marca bem posicionada no mercado, com valores e personalidade bem claros.


Garantir a uniformidade das ações da rede: é responsabilidade do franqueador garantir que todas as unidades estejam alinhadas quanto às ações, ao atendimento e à comunicação adequados à marca.


Oferecer treinamentos e suporte: para garantir que todos os franqueados seguirão o padrão estabelecido pelo franqueador, este deve oferecer treinamentos e suporte a toda a sua rede. 

Aqui na YES! Idiomas, os novos franqueados da rede contam com o PCNF (Programa de Capacitação para Novos Franqueados). Esse evento é uma sequência de palestras, que acontecem ao longo de uma semana, e abordam as áreas: Comercial, Pedagógica, Jurídico, Editorial, Marketing, Financeiro e Controladoria. Ao longo dessas palestras o novo franqueado irá se familiarizar com os padrões e processos estabelecidos pela marca.

Além disso, todos os Franqueados YES! são convidados para o YES! Learning, um treinamento de capacitação que aborda temas como gestão de pessoas, autoconhecimento, finanças e gerenciamento empresarial que acontece em várias edições ao longo do ano.
 
Estabelecer estratégias e ações de marketing: as grandes e pequenas ações de marketing, isso é, aquelas campanhas que irão impactar o mercado de forma macro e micro são elaboradas pelo franqueador e sua respectiva equipe de marketing.

 

O PAPEL DO FRANQUEADO

O franqueado é um empreendedor que resolve investir em uma rede de franquias e cujo perfil foi aprovado pelo franqueador. O papel do franqueado conta com as seguintes responsabilidades:


Obedecer às regras estabelecidas pelo franqueador:
para que cada franquia dê o resultado e o retorno sobre o investimento esperado, é preciso que o franqueado siga os procedimentos pré-estabelecidos, uma vez que já foram testados e aprovados pelo franqueador.


Realizar os pagamentos em dia: é dever do franqueado realizar os pagamentos em dia para que não acumule dívidas, tanto das taxas exigidas pelo franqueador quanto dos custos diários, como folha de pagamento, luz, telefone, internet. 

As taxas cobradas pela franqueador, como a taxa de propaganda e a taxa de royalties, podem variar de acordo com a rede. A YES! Idiomas, por exemplo, não cobra taxa de royalties e dá isenção para a taxa de propaganda.

Lidar com as operações diárias: é responsabilidade do franqueado manter sua franquia limpa e fazer a manutenção necessária de acordo com o padrão da rede.


Montar o quadro de funcionários da franquia: o franqueado tem como responsabilidade escolher cada um de seus funcionários. O franqueador poderá orientar quanto ao processo seletivo, mas o poder de decisão ficará a cargo do franqueado.

Investir na divulgação da sua franquia: o franqueado deverá fazer divulgações isoladas de sua franquia, contanto que siga as orientações de marketing da rede, tanto na mídia tradicional quanto na mídia online.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE ABRIR UMA FRANQUIA?

Existem vários benefícios de se abrir uma franquia, principalmente diante de cenários de crise econômica. Nesse artigo, listamos 5 benefícios de se abrir uma franquia.

 

Faça parte da Maior Franquia de Idiomas do Brasil!

A YES! Idiomas já possui uma Rede com 180 unidades, em mais de 18 estados brasileiros. Ao abrir uma franquia YES!, você contará com um rápido retorno de investimento e alta rentabilidade, além de isenção da taxa de propaganda e royalties. Vem pra YES! 🙂

Veja os benefícios de abrir uma franquia e faça parte da maior rede de franquia de idiomas do Brasil!

Seja um
Franqueado

Escolha a YES! Idiomas como
parceira para o seu sucesso!

Existe uma YES!
perto de você

×

Olá!

Como podemos te ajudar?

× Como posso te ajudar?