07 DE JULHO: DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE - YES! Idiomas

BLOG YES!

Conteúdos exclusivos para te ensinar ainda mais sobre os idiomas inglês e espanhol.

07 DE JULHO: DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

O dia 7 de julho é considerado O Dia Mundial, ou Dia internacional, do Chocolate. Não há uma razão segura para a escolha desta data, mas acredita-se que marca a introdução dessa deliciosa iguaria na Europa, durante o século XV. O chocolate foi descoberto pelos europeus na América do Sul, onde os Maias e os Astecas tiveram a brilhante ideia de processar a castanha do cacau para o consumo do fruto, que era abundante na região.

Há várias versões para a origem da palavra “chocolate”, nenhuma é confirmada. Uma das mais aceitas é a de um especialista em Literatura, o mexicano Ignacio Davila Garibi, na qual afirma que os espanhóis construíram a palavra usando o termo Maia chocol” (água) e o termo Asteca “atl” (quente). Tomar chocolate quente se tornou símbolo de status na Europa, fato que pode talvez confirmar a versão.

Em 1772, nos Estados Unidos, foi criado o primeiro moinho hidráulico para cacau, até então suas amêndoas ainda eram trituradas à mão, como faziam os Maias e os Astecas. Com isso, vários outros processos da produção foram mecanizados e assim surgiu a primeira fábrica de chocolate. A partir desse momento, na América e na Europa, inúmeras melhorias foram implementadas, até o chocolate se tornar como é hoje, com todas as suas formas de consumo.

Consumido em quantidades adequadas, o chocolate, principalmente o amargo que tem alto teor de cacau, pode aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar raciocínio e o humor pela liberação de serotonina, além de dar energia e até combater a hipertensão e a depressão. O chocolate é mesmo o máximo!

Nós, da YES! Idiomas, somos apaixonados pelo chocolate, e você? Confira abaixo mais algumas curiosidades sobre essa maravilha:

  • O chocolate ao leite é o mais comum no mercado e tem pouca quantidade do fruto;
  • O chocolate branco é feito de manteiga do cacau, baunilha, leite e açúcar. Não é considerado chocolate por alguns especialistas, apesar de ter cacau na composição, uma polêmica;
  • O chocolate amargo é feito sem adição de leite, leva apenas cacau, açúcar e manteiga. É considerado o mais nutritivo e saudável;
  • Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março, Dia do Cacau, como Dia do Chocolate;
  • Nos Estados Unidos, 13 de setembro também é considerado o Dia Internacional do Chocolate;
  • A palavra “chocolate” é escrita da mesma forma em português, inglês e espanhol.

Seja um
Franqueado

Escolha a YES! Idiomas como
parceira para o seu sucesso!

Existe uma YES!
perto de você