As cartas que conquistaram o universo dos jogos!
A ideia do UNO surgiu em 1970, quando Merle Robbins, um barbeiro de Ohio, nos Estados Unidos, percebeu que muitas pessoas gostavam de jogar cartas, mas achavam difícil entender as regras de alguns jogos, como, por exemplo, o “Crazy Eights”. Então, ele quis criar um jogo que fosse fácil de aprender e, ao mesmo tempo, divertido, algo que pudesse ser jogado em família, com amigos e em diferentes lugares.
O criador das cartas passou alguns anos ajustando o jogo e fazendo testes com a família e amigos. O resultado? Nasceu o UNO, um jogo de cartas com poucas regras e fascinante em suas estratégias. Rapidamente, se popularizou, tornando-se, com o tempo, o jogo de cartas mais vendido do mundo!
Com mais de 50 anos de existência, o UNO já teve mais de 150 milhões de cópias vendidas, em mais de 80 países, ganhando popularidade de forma impressionante. Merle tinha uma clientela fiel em sua barbearia — e foi lá mesmo que o jogo começou a ser vendido. Seus clientes se tornaram também os primeiros compradores do baralho.
Não demorou muito para que uma empresa de maior porte comprasse os direitos autorais do UNO. Atualmente, existem centenas de variações sendo vendidas, com temáticas de personagens famosos, como Snoopy. Além disso, o jogo também ganhou destaque no mundo virtual, onde é possível realizar partidas online, em tempo real, com jogadores de várias partes do mundo.
O significado do nome “UNO” vem do espanhol, que em português quer dizer “um”. Ou seja, durante a partida, quando o jogador estiver com apenas uma carta, ele deve dizer “UNO”, indicando aos outros que está a um passo da vitória — já que o objetivo do jogo é eliminar todas as cartas da mão.
No Brasil, o UNO é produzido pela Copag, uma tradicional fábrica de baralhos que distribui seus produtos por todo o país. A partida perfeita para esse jogo colorido pode ser aquela que reúne amigos e familiares, com petiscos e, claro, muita torcida em volta dos competidores!