23/04 – Dia Mundial do Livro
O
Dia Mundial do Livro nasceu em 1995, na cidade de Paris, durante o XXVIII
Congresso Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura). O dia 23 de abril foi a data escolhida por ser a mesma da morte
de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de
Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
Há quem diga que uma tradição da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha,parece também ter influenciado a escolha da Unesco. No dia de São Jorge, 23 de abril, é costume dar uma rosa para quem comprar um livro, prática já adotada em outros lugares do mundo.
O livro teve como ancestral o papiro, primeiro tipo de papel existente, que era utilizado no Egito antigo e tinha suas folhas presas e organizadas em rolos. Por volta do século X a. C. surgiram os pergaminhos, com qualidade e resistência superiores às do papiro, fundamentais para a preservação de importantes textos da Antiguidade. Já por volta de 404, foram criados os primeiros livros encadernados como conhecemos, ficavam enclausurados em mosteiros e tinham sua sabedoria conservada. Em 1454, com a criação da prensa por Johannes Gutenberg, os livros passaram a ser fabricados em grande escala.
Como podemos ver, seja qual for o formato, o livro se fez fundamental para a humanidade desde o início. É um fiel guardião do conhecimento, dos sentimentos, da fantasia e de tudo o que recebe em suas precisas páginas. Um excelente disseminador do saber, das emoções e das ideias. Por meio da leitura, rompemos com nossos limites e podemos ser tudo o que quisermos.
Feliz Dia Mundial do Livro!