Nomes dos dias da semana e suas origens em português, espanhol e inglês

Já parou para pensar por que os dias da semana recebem os nomes que conhecemos? E mais, por que recebem nomes diferentes em outros idiomas, não bastando apenas traduzir de um para o outro? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Os nomes dos dias da semana são parte básica do vocabulário de qualquer idioma. Tão comuns no cotidiano que raramente pensamos por que se chamam assim. No Brasil, além do português, que é a língua oficial, os dois idiomas internacionais mais utilizados são o inglês e o espanhol. Assim, abordaremos o tema tendo esses três idiomas como referência.

O português e o espanhol são duas línguas latinas, também conhecidas como neolatinas, ou, ainda, românicas, porque tiveram como base o latim, idioma oficial de Roma, berço das civilizações latinas. Os romanos sofreram forte influência cultural dos povos gregos que conquistaram. Os povos gregos, por sua vez, sofreram influência da cultura do mediterrânea e da Ásia Central, com os povos conquistados por Alexandre, o Grande.

Desses povos mais antigos vieram a astrologia primitiva e o costume de chamar os dias da semana pelos nomes de elementos do sistema solar. Mais tarde, com a criação da Igreja Católica pela mesma Roma, vieram as influências judaicas e cristãs, percebidas na origem do “sábado” e do “domingo”, iguais no português e no espanhol, e nos outros dias da semana em português.

Já o inglês é uma língua que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra, com raiz germânica ocidental. Essas origens ficam evidentes nos nomes escolhidos para os dias da semana desse idioma, que homenageiam deuses nórdicos. A única exceção é o sábado, que demonstra também a influência greco-romana, por se chamar “saturday”, “dia de Saturno”. No quadro abaixo, colocamos as origens de cada dia em português, espanhol e inglês, para você aprender tudo sobre eles:

E aí, já marcou na sua agenda o dia para conhecer uma de nossas unidades e mudar o resto dos dias da sua vida? Se ainda não marcou, aproveite e já vá escolhendo o dia no idioma que pretende estudar.

Diga sim ao mundo! Diga YES!