Um erro bem comum que todo brasileiro tem ao aprender espanhol é saber quando usar lo e el. Isso acontece porque no português desconhecemos a função do “artículo neutro” fazendo com que, inconscientemente, acabemos deduzindo que lo se trata de um artigo definido.
E, apesar do senso comum em acreditar que aprender espanhol é fácil, o “artículo neutro” é um dos pontos gramaticais da língua espanhola que desmistifica essa crença.
Então, quando devemos usar lo e quando devemos usar el? Se liga na explicação logo abaixo!
Quando usar el em espanhol
Assim como no português, os artigos definidos e indefinidos em espanhol são variáveis, concordando em gênero e número com o substantivo que o sucede.
Sendo assim, o el é um artigo definido que vem sempre acompanhado de um substantivo masculino no singular.
Exemplos:
El auto estaba aparcado.
El libro está sobre la mesa.
El niño está muy enojado.
ATENÇÃO!
Um dos fatores que devem influenciar na confusão entre el e lo é quando o substantivo masculino vai para plural. Nesses casos, o artigo muda de el para los.
Quando usar lo em espanhol
Lo é um artigo neutro, que não existe na gramática portuguesa. Esse artigo tem a função de substantivar adjetivos e advérbios e nunca é usado acompanhado por substantivos.
Exemplos:
Lo hermoso viene del corazón.
Lo que me encanta son las sutilezas de la vida.
Lo mejor de mi vida eres tú.
Precisa praticar mais o seu ouvido em espanhol?
Preparamos uma lista com 5 séries em espanhol que te ajudarão a treinar a sua audição e a se acostumar com o sotaque e o ritmo da língua.
Quer ir além das fronteiras com o espanhol?
Aqui na YES! Idiomas oferecemos curso de espanhol para jovens e adultos, no qual é trabalhado tanto o vocabulário, a escrita, a gramática, e a comunicação oral para que o aluno conclua o curso fluente na língua. Para aqueles que já têm um maior domínio do idioma, também oferecemos um curso de conversação avançada (Encuentros) e preparatório para o DELE, certificado internacional de proficiência em língua espanhola. Faça a sua matrícula, vem pra YES! 🙂