Verde que te quero verde! É green por toda parte, seja nos Estados Unidos ou na Irlanda, onde a festa ganhou popularidade antes da imigração irlandesa espalhar esta cultura por vários países no mundo. O Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day) é celebrado em 17 de março, quando se lembra o aniversário de morte do padroeiro do país europeu e onde o verde é a cor que predomina.
Apesar de ser o mais famoso e festejado feriado da Irlanda, a história começa na Grã-Bretanha, onde ele nasceu, tendo ido parar na Irlanda somente depois de ter sido raptado por piratas e vendido como escravo e enviado para lá. Voltou, mais tarde, para a Inglaterra, onde estudou em um mosteiro, tornando-se bispo. Foi aí que recebeu um chamado divino para retornar à Irlanda e evangelizar os povos na doutrina católica.
Atualmente, além da Irlanda, a festa acontece nos países de língua inglesa, principalmente na Inglaterra, no Canadá, na Austrália e nos Estados Unidos, onde acontece o maior desfile de Saint Patrick’s Day do mundo, em Nova Iorque. Até mesmo no Brasil, a data é lembrada especialmente em bares e pubs, onde é possível saborear os tradicionais chopps e drinks verdes que caracterizam a data.
Além da cor verde, alguns outros símbolos estão ligados ao Dia de São Patrício. Um deles é o trevo de três folhas, que é considerado pelos povos nativos irlandeses como sinal de boa sorte e foi utilizado pelo santo como uma metáfora que simbolizava a Santíssima Trindade. Em termos de culinária, o corned beef é preparado para acompanhar os litros de cerveja que são consumidos. E como não falar dos leprechauns, uma espécie de duendes verdes bem-humorados e que fazem parte do folclore irlandês.
Tão bom quanto conhecer essa rica cultura irlandesa que se expandiu pelo mundo, é ter a oportunidade de fazer parte desta festa, erguendo um brinde e celebrando com um sorriso e uma bebida verde os dias de boa sorte que desejamos ter pela frente, em nossa vida, em nosso futuro!