Compartilhe

IT’S HALLOWEEN TIME!

É tempo de Halloween! E, junto com ele, vem a mais expressiva marca da cultura americana que toma conta das ruas, das casas e das pessoas quando chega o último dia do mês de outubro.


Antes mesmo da noite de Halloween, todo mundo já entra no clima e as frentes das casas estão enfeitadas nas cores roxa, abóbora e preta, com muita criatividade, pra saudar uma das datas mais significativas nos Estados Unidos. Cemitérios servem de cenário nos quintais e personagens como bruxas, espantalhos e o famoso Jack da Lanterna estão por toda parte.

E a criançada coloca sua fantasia mais original e leva a sério a brincadeira do trick or treat, onde apenas duas alternativas são dadas a quem atende à porta quando as crianças batem: ou as tratam com balas e doces ou estará assegurada uma travessura. Esta é a forma tradicional de se festejar o Dia das Bruxas, quando os adultos também se divertem. A atmosfera assustadora é instalada e tudo gira em torno do sobrenatural, mas com muito humor e diversão.

O nome é derivado de All Hallows’ Eve, onde hallow é um termo antigo que significa “santo” e eve quer dizer “véspera”. Assim, a noite de Halloween se dá exatamente no dia anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro. Ainda, originalmente, a tradição não era se fantasiar de bruxa ou de comer guloseimas, mas sim festejar o início das estações frias e homenagear os espíritos dos mortos.

Apesar de estar pra lá de associado à cultura americana, o Halloween teve suas origens no Reino Unido, mas foi nos Estados Unidos que conheceu a popularidade de uma celebração que fez com que a data virasse um feriado nacional, coast to coast. Hoje em dia, o Halloween ganhou o mundo e é festejado em vários países de diferentes culturas, inclusive no Brasil. Aqui, a festa ganha ares de baile à fantasia, com concursos para eleger as melhores caracterizações em uma espécie de carnaval do terror. E como tá chegando a hora, vista-se de bruxa má ou de fantasma, saia por aí fazendo “Buuu” e assuste-se se for capaz.

Anterior
SAINT PATRICK’S DAY
Próximo
FALSE FRIENDS

Posts Recentes

31
UMA PÁSCOA DIFERENTE COM A CULTURA LATINA
17
COMO O SAINT PATRICK’S DAY SE TORNOU POPULAR NOS EUA
11
WORLD CUISINE
25
INFLUÊNCIA CULTURAL!
13
O CARNAVAL NOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA!

Post Relacionados

11
WORLD CUISINE
25
INFLUÊNCIA CULTURAL!
15
MARTIN LUTHER KING DAY