Imagine, durante o processo seletivo de uma empresa, ser convidado para uma conversa mais informal pela pessoa que possivelmente irá contratar você, ou então para caminhar em um parque? Isso mesmo! O fundador da marca Apple, Steve Jobs, usou várias vezes essa tática surpreendente e que no final gerava grande resultado.
A ideia era descobrir mais intimamente quem seria a pessoa que iria ocupar o tão almejado cargo e quem era o candidato para além dos trajes e da oratória comportada durante as fases do processo seletivo.
Ao passar por várias etapas Jobs, então, convidava de maneira descontraída o candidato para um bar ou uma caminhada, deixando a formalidade de lado e tirando todo aquele cenário de escritório e empresa, fazendo com que o ambiente ficasse mais confortável. Afinal, por meio de uma conversa informal e espontânea era possível conhecer melhor o ser humano por trás do currículo e avaliar se iria ou não se encaixar na cultura da empresa.
Steve Jobs sabia que, momentos como passear ou tomar uma cerveja, revelaria mais sobre a pessoa que ele iria contratar do que em uma reunião dentro de uma impessoal sala de escritório. Não havia certo ou errado para Jobs, apenas saber os anseios, o profissionalismo e, até mesmo, a honestidade de quem iria ocupar um lugar de destaque.
O mais legal disso tudo é que essa abordagem tão informal é, justamente, o que reflete no conceito dos produtos Apple. Assim como um Iphone tem uma grande tecnologia por trás de uma simples interface, o “Teste da caminhada” revelava um profissional por meio da simplicidade.
Não era sobre máquinas, e sim sobre mentes curiosas e capazes de inovar. E disso Steve Jobs entendia.
#yesidiomas #yesidiomasoficial #digasimaomundo #vemprayes #sejabilingue #aprenderingles #cursodeingles #aprenderespanhol #cursodeespanhol #matriculasabertas #blog #stevejobs